Tarte de amêndoa à moda da Gina

Uma amiga convidou-nos para jantar. Já tinha comentado comigo, numa outra ocasião, que ela e o marido adoram tarte de amêndoa. Achei que era a ocasião perfeita para experimentar esta receita, que não sendo uma das da Avó, fazia parte do seu portfolio. E como Avó adorava esta tarte...
Eu, também adoro! Sobremesa obrigatória nos encontros do quintal.
Obrigada à Tia Gina que nunca se cansa de a fazer, sempre perfeita.

Massa da tarte

100 g de açúcar 
100 g de manteiga derretida
1 ovo
250 g farinha


Creme

100 g de amêndoa pelada em palitos
100 g açúcar
100 g de manteiga
3 colheres de sopa de leite


Preparação

Bate-se a manteiga com o açúcar e junta-se depois o ovo. E Por fim a farinha.
Unta-se uma forma de tarte (com manteiga e farinha), coloca-se a massa e vai ao forno apenas para cozer cerca de 12 minutos a 180 ºC.
Para o creme juntam-se os ingredientes todos num tacho e vai ao lume apenas 3 a 5 minutos, até ficar creme. Dispõe-se em cima da massa da tarte depois de cozida e leva-se outra vez ao forno até alourar (+\- 5 minutos a 180 ºC).


Algumas dicas:
Esta receita não dá para complicar é mesmo simples... Eu bati à mão. É que é tão rápido e fácil que não vale a pena o esforço de montar e sujar a batedeira, porque é mesmo só envolver os ingredientes.
Quando puserem no forno com o creme para alourar fica a borbulhar e depois dos 5 minutos ainda pode estar líquido, é mesmo assim, quando arrefecer fica com este aspecto.




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares