Bolo de Cenoura e Amêndoa

O meu presente para o P. foi este bolo.
Mal fui convidada para o convívio ofereci-me logo para fazer o bolo, como sempre não desperdicei uma oportunidade para fazer mais um bolo, ainda por cima já tinha este em mente à tanto tempo... Aquele pacote de amêndoa picada encontrado no Candando em promoção estava na prateleira da dispensa à espera deste momento.




A inspiração veio deste bolo que costumava fazer e que o meu guloso número 1 adora é deste blog que sigo.


O convívio foi excelente e acabou com este bolo com umas velas de 37 anos em cima acabadinho de tirar da geleira, com o calorzinho de fim de dia muito bom depois dos chouriços assados e queijinhos e mais uns quantos petiscos acompanhados das cucas!

Ingredientes para o bolo

180 g de açúcar
90 g de manteiga
3 ovos grandes
2 cenouras grandes raladas
2 colheres de sopa de amêndoa picada
1 pitada de canela
150 ml de leite
210 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Ingredientes para o creme

200 g de queijo creme
150 g de açúcar em pó
40 g de manteiga
1 pacote de natas batidas em chantily
1 colher de café de essência de baunilha

Ingredientes para o praline

Resto do pacote de 125 g após tirar as duas colheres de sopa para o bolo
100 g de açúcar

Preparação

Bolo: bater o açúcar com a manteiga até ter um creme branco e com o açúcar totalmente incorporado. Juntar os ovos um a um, sem separar as gemas das claras e, sem parar de bater, de seguida juntar as cenouras raladas e e bater por mais 1 minuto. Parar de bater e adicionar  todos os ingredientes secos depois voltar a bater numa velocidade mais lenta e juntar o leite.
Pôr numa forma média untada e levar ao forno a 180 ºC cerca de 35 minutos ou até estar cozido.

Creme: Bater o açúcar e a manteiga  e 1 colher de sopa de creme queijo. Continuar a bater até ter um creme homogéneo e bastante espesso e por fim sempre a bater juntar primeiro o restante queijo creme e depois as natas previamente batidas em chantily e por fim a essência de baunilha.

Praline: Aquecer o açúcar numa frigideira até ficar em ponto de caramelo demora um pouco, mas devemos resistir a tentação de mexer, apenas se pode ir rodando a frigideira, quando o açúcar começar a derreter. Adicionar a amêndoa espalhando sobre o açúcar derretido e por fim colocar o preparado em cima de um papel vegetal criando uma placa de praline.

Para montar, coloca uma metade do bolo no prato. Barra com a mistura de queijo creme e salpique com o praline picado e coloque a outra parte do bolo por cima. Barra novamente com o creme. E agora é como quiserem... 

O  meu teve o wowwowow factor

Comentários

Mensagens populares